7 de abril: Dia Mundial da Saúde

7 de abril: Dia Mundial da Saúde

Comemorado desde 1950, a data 7 de abril para celebração do Dia Mundial da Saúde foi escolhida no aniversário da Organização Mundial da Saúde (OMS), fundada em 1948.

A Organização Mundial da Saúde tem sede em Genebra, é subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como responsabilidade a função de conscientizar e organizar os cuidados de saúde de todos os povos. As atribuições vão de apoio a sistemas de imunização adequados a estudos de controles epidemiológicos por todo o planeta.

Para celebrar e garantir programas relacionados aos cuidados com a saúde, o Dia Mundial da Saúde angaria a função de promover ações de conscientização e trazer à lembrança a importância de divulgação de temas importantes, campanhas de prevenção e elevação dos níveis de saúde.

Como conceito de saúde, a OMS amplia seu domínio e não se restringe a controle de doenças:

“Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”.

Na ocasião, trabalhos de conscientização são associados às mais diversas necessidades de cada país e ajustados para garantir a eficiência de temas que levem informações precisas e pertinentes às elucidações sobre saúde.

No Brasil, além da data mundial, dia 5 de agosto foi eleito como Dia Nacional da Saúde, em recordação ao aniversário de Oswaldo Cruz, o mais importante médico sanitarista brasileiro, responsável pelo combate à febre amarela e peste bubônica em nosso país.

No ano de 2020 o tema da celebração foi uma homenagem a profissionais de enfermagem e todas as equipes de saúde, “por sua heroica dedicação e sacrifício na luta global para impedir a disseminação do Covid-19”.

Aproveite a ocasião para atualizar seus exames e repensar hábitos de rotina, alimentação e convivência. É imprescindível viver com qualidade.

Engrenagem Virtual © 2020 | Todos os direitos reservados