Tentativas de fraude na pandemia sobem 45%

Tentativas de fraude na pandemia sobem 45%

O crescimento exponencial do mercado digital em tempos de pandemia trouxe também o aumento de fraudes no setor.

Analisando dados de consumo, venda e furtos na rede durante o ano que passou, a maior empresa de prevenção à fraudes do país, Clear Sales, chegou à conclusão de que, enquanto as compras no meio digital aumentaram 87% em relação a 2019, as fraudes acompanharam o ritmo, alcançando desenvolvimento de 45,5% no mesmo período.

Em reais, o levantamento demonstra que o e-commerce perdeu aproximadamente R$ 7mil por minuto!

O estudo demonstra ainda que os fraudadores dão preferência a produtos que são facilmente vendidos no mercado informal e, por isso, os celulares ocupam o primeiro lugar em esquemas de roubo digital.

Para determinar o motivo do aumento, há várias teorias: a pandemia certamente aumentou o tempo e a necessidade do consumidor de receber produtos em casa, contudo, aumentou também o tempo de fraudadores para sofisticarem seus golpes.

A falta de cautela ao acreditar em promoções fora da realidade, ainda que menos eficientes, também são um problema quando o assunto é atrair vítimas potenciais. É preciso internalizar que, no consumo, os preços de produtos iguais, não terão quedas expressivas demais entre uma loja e outra.

Resguardados por possibilidade de estornar compras feitas sem consentimento no cartão de crédito, a prática dos consumidores aumenta o prejuízo do setor digital: quem arca com a conta do estorno é o dono da loja.

Com inventividade, os golpistas criam sites cada vez mais parecidos com os oficiais. Entretanto, há maneiras de evitar maiores riscos.

Confira as dicas que reunimos para você:

Esteja atento a esquemas de triangulação:

Fraudadores usam cartões de crédito roubados para comprar itens e revende-los a clientes legítimos.

Reconheça o phishing:

A prática de fraudadores consiste em arquitetar links falsos e atrair vítimas com promoções e propostas muito inferiores às do mercado.

Cuidado com a violação de senhas pessoais:

Não crie senhas óbvias ou de fácil digitação, isso facilita a possibilidade de invadirem seus dados.

Engrenagem Virtual © 2020 | Todos os direitos reservados