Endividado? Entenda se chegou a hora de pedir um empréstimo

Endividado? Entenda se chegou a hora de pedir um empréstimo

Apesar de serem conhecidos como os vilões do controle orçamentário, os empréstimos podem ser muito úteis em casos de emergências ou  problemas financeiros. Mas, é preciso avaliar bem a sua situação e tomar muito cuidado para não se endividar.

Veja algumas dicas que podem te ajudar a tomar a melhor decisão:

Planeje-se

Ao parar para decidir se você deve ou não recorrer a um empréstimo, estude bem as condições e veja como elas se adequam à sua realidade.

Se o valor tem que ser quitado em, por exemplo, cinco anos, pense em questões como o que você pretende fazer neste período, quanto da sua renda pode ser comprometida, quais os valores das parcelas e das taxas, e etc.

Entenda bem os custos

Saiba o valor, taxas de juros, o que acontece com as parcelas atrasadas e se é possível adiantar as parcelas e os custos acessórios, como taxa de abertura de crédito, taxa de cadastro e seguro (como seguro desemprego, para cobrir parcelas caso você perca o emprego).

Seja realista e avalie se você realmente precisa do empréstimo

Antes de comprometer parte do seu dinheiro, pense bem se o empréstimo é a única opção para você.

Se você quer quitar as dívidas, talvez valha mais a pena procurar a instituição que você deve e buscar uma renegociação ao invés de fazer outra dívida.

Se você precisa do dinheiro para realizar um sonho, como a entrada de uma casa, por exemplo, pense bem se não vale mais a pena montar um plano para poupar o dinheiro.

É preciso lembrar que ao cobrar os empréstimos, os bancos também cobram juros e outras taxas que tornam as parcelas mais pesadas.

Engrenagem Virtual © 2020 | Todos os direitos reservados