Final de ano: uma oportunidade para praticar o consumo consciente

Final de ano: uma oportunidade para praticar o consumo consciente

Segundo dados do Instituto Ataku, 30% de todos o lixo no Brasil é gerado por embalagens. Além disso, uma pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Brasil) revelou que 26% dos brasileiros que pretendem presentear no Natal tem contas em atraso e 23% pretendem gastar mais do que podem com os presentes. Com as festas de fim de ano, o consumo tende a aumentar muito, o que pode gerar tanto problemas para o meio ambiente quanto para o bolso dos consumidores.

Por isso, durante as festas de Natal e Ano Novo, aproveite para botar em prática o consumo consciente, contribuindo para a sustentabilidade e para o seu bem-estar financeiro ao mesmo tempo. Quer saber como? Aqui vão algumas dicas:

Procure planejar suas compras

Para evitar excessos, procure fazer uma lista com antecedência, para que você não compre coisas que não são necessárias. Essa é uma forma de evitar cair nas armadilhas de marketing, que são muito comuns nesta época do ano, e incentivam os consumidores a comprar o máximo possível.

Repense o uso de embalagens e papéis de presente

Como foi dito acima, embalagens podem produzir grandes quantidades de lixo. Por isso, se você quer presentear alguém, reflita se o seu uso é realmente necessário. Caso você ache que sim, tente pensar em opções recicláveis para embalar o item.

Na ceia, evite o uso de pratos, copos e talheres descartáveis

Para evitar a compra de itens desnecessários e a geração de grandes quantidades de lixo, use seus próprios talheres se for festejar (lembrando que, por conta da pandemia, neste ano, o ideal é fazer reuniões pequenas, que, preferencialmente, incluam apenas as pessoas com quem você já divide a sua casa).

Engrenagem Virtual © 2020 | Todos os direitos reservados