Como elaborar um orçamento em quatro passos

Como elaborar um orçamento em quatro passos

Gerenciar os seus recursos financeiros é uma tarefa que exige dedicação, mas com o esforço necessário, um bom orçamento pode fazer muito pela sua vida financeira. Com essa ferramenta, é possível reservar dinheiro para manter uma reserva de emergência, realizar os seus sonhos e até mesmo preparar a sua futura aposentadoria. 

Existem várias maneiras de realizar um orçamento, mas vamos sugerir abaixo um modelo que conta com quatro etapas simples. 

1. Planejamento 

Essa fase consiste basicamente em reunir informações sobre suas despesas (o quanto você gasta) e suas receitas (o quanto você ganha). 

Para te ajudar a entender a origem e o emprego dos seus recursos, classifique as informações da seguinte forma: 

  • Receitas fixas:são receitas que não sofrem alterações, como o valor do salário, pensão ou aposentadoria. 
  • Receitas variáveis: como o nome já diz, são as receitas que sofrem variações, como os ganhos provenientes de comissões de venda ou a venda de algum iten, por exemplo. 
  • Despesas fixas: são valores que não variam ou variam pouco, como o aluguel ou a prestação de um carro. 
  • Despesas variáveis: são valores que variam sempre, ainda que pouco, como a conta de água ou luz. 

2. Registro 

Registre todas as suas despesas, de forma diária. Mesmo que os gastos pareçam pequenos, é importante que eles sejam anotados de forma organizada. Lembre-se de conferir extratos, notas de pagamento e informações relacionadas ao seus cartões. Separe as despesas em dinheiro, débito e crédito. 

3. Agrupamento 

Após reunir os dados, separe em categorias que façam sentido para você, como alimentação, lazer e moradia. Entender as áreas para onde estão sendo empregadas a sua renda te ajuda a decidir que grupo de itens deve levar cortes ou mais investimento de dinheiro. 

4. Avaliação 

Essa última etapa é crucial: você deve analisar as informações reunidas nas outras três anteriores, para otimizar os seus gastos e fazer com que a sua renda te traga a maior quantidade de conforto e qualidade de vida que for possível. 

Para avaliar o seu orçamento, tente se fazer algumas perguntas: 

  • O balanço do seu orçamento foi superavitário (você gastou mais do que ganhou), neutro (você gastou o quanto ganha, sem que sobre dinheiro) ou deficitário (você gastou mais do que ganha)? 
  • Você tem sonhos ou metas? Caso tenha, você tem espaço no seu orçamento para reservar dinheiro para estes fins? 
  • Você consegue reduzir seus gastos ou aumentar a sua renda? 

Ao seguir essas dicas, fazer um orçamento familiar ou pessoal deve ficar muito mais fácil. 

Mas, para te ajudar ainda mais, separamos uma lista de aplicativos para smartphone que são gratuitos e vão tornar essa tarefa ainda mais simples para você. 

Wallet 

O Walket é uma aplicativo com mais de cinco milhões de usuários, tem que é possível lançar seus rendimentos e despesas, sincronizar suas contas bancárias, gerar e analisar gráficos relacionados as suas transações financeiras, e ainda compartilhar os dados com a sua família. 

Expense IQ 

Com esse aplicativo, você pode passar seus gastos e ganho, programando os itens recorrentes de forma automática para evitar o trabalho constante adicionar rendas e pagamentos fixos. Você também pode programar alertas que te avisam quando você está ultrapassando o limite de gastos que você determinou para o seu orçamento. 

Fortuno 

o Fortuno um aplicativo de controle financeiro onde você registra o balanço de suas receitas e despesas, com a vantagem de poder criar o controle futuro de seus gastos, incluindo também suas compras parceladas 

Com ele, você também pode gerenciar os seus cartões de crédito, gerar gráficos e relatórios e definir categorias para o seu orçamento pronto, e ainda criar lembretes para contas pendentes. Todas as informações podem ser exportadas para planilhas. 

Engrenagem Virtual © 2020 | Todos os direitos reservados