O que é um orçamento pessoal ou familiar?

O que é um orçamento pessoal ou familiar?

Orçamento é uma ferramenta de planejamento financeiro que ajuda a conhecer, controlar e equilibrar as despesas e receitas. Saber quanto você ganha e, desse valor, o quanto e como você gasta é essencial para manter o seu dinheiro em ordem.  

Para realizar um orçamento, o primeiro passo é anotar toda a movimentação financeira que você ou sua família realiza durante um período (em geral, um mês): mesmo gastos considerados pequenos devem ser registrados. Registre também a sua renda, seja ela proveniente de salário ou, ainda, de aplicações, pensões ou investimentos. 

 Isso vai te ajudar a entender a sua realidade financeira. A partir desses gastos passados, você pode fazer uma projeção de ganhos e gastos no futuro. 

Para ter um registro fiel, guarde seus extratos e faturas de cartão de crédito; confira os recibos e as notas de pagamento; guarde os comprovantes de pagamento dos seus cartões de débito ou de crédito. 

Com essas informações em mãos, dívida as suas despesas e as suas receitas em fixas e variáveis. Lembre-se também dos compromissos sazonais, como o pagamento dos impostos ou da matrícula dos filhos, e dos compromissos assumidos, como o pagamento de um cheque pré-datado, por exemplo. 

A partir disso, crie alguma forma de categorização das suas informações financeiras, de acordo com que faz sentido para você. Você pode, por exemplo, criar as categorias alimentação, moradia, saúde, escola ou o que for mais adequado sua realidade. 

Após essas etapas, você deve examinar como foram as suas finanças ao longo do mês. Avalie se você gastou o quanto recebeu ou se gastou mais ou menos da renda que você tem disponível. 

Se o valor que você recebe supera o valor que gasta o seu objetivo foi cumprido. Aproveite e faça esse dinheiro render: guarde esse dinheiro em poupança ou invista  uma aplicação financeira. Você pode, então, inclusive, começar a avaliar seus projetos e sonhos com utilização desse planejamento financeiro. 

Mas, se as suas despesas superaram o valor que você recebe, é necessário só que você reveja suas prioridades e realize ajustes para que o que você gasta corresponda com o valor que você ganha até chegar a um ponto em você ganha mais do que ganha. 

O principal do objetivo do orçamento é chegar a uma condição em que a sua renda supere o valor das suas despesas. Acredite: com esforço e planejamento, é possível cumprir essa meta. 

Engrenagem Virtual © 2020 | Todos os direitos reservados