Atividades que cabem no bolso e trazem bem-estar psicológico

Atividades que cabem no bolso e trazem bem-estar psicológico

No dia 10 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), quase 1 bilhão de pessoas vivem com transtorno mental no mundo. Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior porcentagem de pessoas ansiosas: o problema atinge 9,3% da população.  

Com os desafios impostos pela pandemia de covid-19, a atenção a essa questão deve ser redobrada. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a lidar com o estresse e as preocupações durante esse período. 

1. Pratique meditação 

A Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, realizou uma revisão de estudos que revelou 47 pesquisas que relacionam meditação com benefícios à saúde mental que abrangem casos de ansiedade, depressão e até mesmo dor.  

Se você nunca praticou, aqui vão algumas dicas para começar em casa: 

  • Comece aos poucos: no início, tente parar por aproximadamente cinco minutos e apenas observar sua respiração, respirando profundamente pelo nariz e soltando pela boca lentamente; 
  •  É normal se sentir disperso no início, especialmente se você é uma pessoa ansiosa. Tenha paciência consigo e, especialmente no início, meditações guiadas podem ser ótimas opções; 
  • Escolha um momento do dia, como ao dormir e acordar, e tente praticar sempre no mesmo horário;  
  • Escolha um lugar tranquilo em que você se sinta confortável para a prática.

?2. Realize atividades físicas 

Estudos mostram que apenas 30 minutos diários de atividade física moderada podem trazer grandes benefícios à saúde da mente e do corpo. 

Procure reservar um tempinho no seu dia para dar uma caminhada (com máscara, álcool em gel e respeito as regras de distanciamento) ou fazer exercícios aeróbicos na sua casa.  

3. Converse com seus amigos e familiares 

Durante a quarentena, você pode se sentir um pouco distante e isolado de pessoas próximas, especialmente se você ou essas pessoas pertencem ao grupo de risco ou contraíram covid-19. 

Mas, para aliviar esse sentimento, procure manter uma rotina de conversas por meio de aplicativos como o WhatsAppSkype e Google Meet, por exemplo. Dessa forma, dá para encurtar a distância entre você e quem você ama. 

Saiba mais

Guia de Saúde Mental da OMS 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou um guia voltado para profissionais de saúde, crianças, idosos, líderes de equipes e pessoas em quarentena que dá dicas para lidar com as dificuldades psicológicas e mentais causadas pela pandemia de Covid-19.  

Mapa da Saúde Mental 

O Mapa da Saúde Mental foi criado pelo Instituto Vita Alere, que atua em favor da promoção da saúde mental e prevenção ao suicídio, e conta com apoio do Google, do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio, International Association for Suicide Prevention e SaferNet. 

A plataforma reúne mais de 100 contatos para atendimento psicológico gratuito voltado especialmente para o período da pandemia. Lá, você encontra grupos de apoio e profissionais que você pode encontrar online ou presencialmente, de acordo com a sua localização

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