Atividades gratuitas melhoram qualidade de vida na terceira idade

Atividades gratuitas melhoram qualidade de vida na terceira idade

No dia 27 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Idoso. A data foi criada há 29 anos, como uma proposta de reflexão sobre as condições de saúde e bem-estar das pessoas mais velhas.

Esse ano pode ter sido um período especialmente difícil para os idosos, por conta do isolamento motivado pela pandemia de covid-19. Para tornar a quarentena mais leve, separamos uma lista de aplicativos, cursos e guias úteis e divertidos que podem ser feitos em casa de forma gratuita – tudo o que você precisa é de um computador ou smartphone. Confira:

Curso de finanças pessoais (Fundação Bradesco)

Neste curso, os alunos podem aprender o necessário para conquistar o seu equilíbrio financeiro, com aulas sobre planejamento, orçamento, investimentos e controle de gastos.

São dicas simples, que quando aplicadas no dia-dia, podem trazer impactos positivos para pessoas de qualquer idade. Acesse aqui e aproveite!

Curso sobre envelhecimento com apresentação da atriz Zezé Motta (Sesc Digital)

curso oferece aos alunos uma reflexão sobre envelhecimento ativo, procurando quebrar alguns mitos ligados à velhice a partir da discussão de temas como acessibilidade, inclusão, autonomia, diversidade e sexualidade após os 60 anos.

São seis aulas que contam com depoimentos da atriz Eva Vilma, do epidemiologista Alexandre Kalache, da presidente do Conselho Estadual do Idoso de São Paulo, Claudia Fló, e do geneticista Diego Miguel

Guia de exercícios para terceira idade (Secretaria do Esporte)

A ciência já comprovou que além de trazer inúmeros benefícios para prevenção e tratamento de doenças, a prática regular de atividade física é um importante gerador de bem-estar. Quando estamos nos exercitando, o cérebro produz endorfina e serotonina, neurotransmissores que causam aquela sensação conhecida de relaxamento e prazer, o que reduz o stress e a ansiedade.

Mas, lembre-se: antes de iniciar as atividades, é importante fazer uma avaliação médica para ter certeza que você tem condições de se exercitar.

As aulas on-line estão disponíveis no canal da Secretaria do Esporte no Youtube. O conteúdo é ministrado pelo personal trainer e especialista em saúde funcional, Lindon Johnson.

Aplicativo Rádio Saudade

Esse app é ideal para quem gosta de relaxar curtindo um bom momento de nostalgia musical. Com ele, os usuários podem acessar canções nacionais e internacionais que faziam sucesso durante as décadas de 50, 60 e 70.

São várias rádios especializadas, com destaque para artistas como Elvis Presley e Beatles, que estão disponíveis gratuitamente para usuários do sistema Android.

Engrenagem Virtual © 2020 | Todos os direitos reservados