Dia do profissional de educação física: investir nos serviços destes profissionais impacta saúde e bem-estar

Dia do profissional de educação física: investir nos serviços destes profissionais impacta saúde e bem-estar

Hoje, (01), é comemorado o Dia Nacional do Profissional de Educação Física. Esses profissionais promovem a saúde de crianças, jovens, adultos e idosos por meio do ensino, planejamento e coordenação de atividades físicas. Sua contribuição pode ajudar a prevenir e reduzir doenças crônicas e metabólicas, melhorar a qualidade e aumentar a expectativa de vida, e ainda proporcionar redução do stress, depressão e ansiedade.

Primeiro contato com o esporte

Ao iniciar a vida escolar, muitas vezes, é quando temos contato com o esporte pela primeira vez por meio do professor de educação física. Nesta fase da vida, a prática de exercícios é importante para o crescimento, a formação do sistema nervoso central, além do desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social de crianças e adolescentes.

Áreas de atuação

Mas, a atuação desses profissionais não se limita à formação escolar. Eles podem trabalhar em diversas áreas e algumas das principais são:

  • Pesquisas voltadas para desenvolvimento físico, como tratamento de lesões ou benefícios de determinadas atividades, por exemplo;
  • Treinamento de atletas em diversas modalidades esportivas;
  • Em academias, como personal trainers ou instrutores de dança e artes marciais;
  • Reabilitação de pacientes em hospitais ou clínicas especializadas;
  • Desenvolvimento de atividades de lazer em hotéis, pousadas, cruzeiros, spas e clubes.

Importância da prática de atividades físicas

Investir em educação física pode ser a chave para uma vida longa e saudável. E para isso, a orientação de um bom profissional é essencial. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que o sedentarismo é considerado o quarto maior fator de risco de mortes no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, em 2017, 3 a cada 100 mortes registradas no Brasil tiveram o sedentarismo como uma das causas.

Praticar esportes pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e as ligadas ao excesso de peso, como hipertensão e diabetes. Pode prevenir também alguns tipos de câncer, melhorar a qualidade do sono e o condicionamento físico.

Engrenagem Virtual © 2020 | Todos os direitos reservados