Dia dos Avós: mesmo distante, esteja presente

Dia dos Avós: mesmo distante, esteja presente

No próximo domingo, 26 de julho, é comemorado o Dia dos Avós no Brasil e no Portugal. Geralmente, quem tem costume de celebrar a data, aproveita para dar aquele bom abraço nos vovôs e vovós, contudo, no meio da pandemia do coronavírus, pode ser que esse carinho tenha que ficar mais para frente. Isso porque os idosos são grupo de risco da doença, que é altamente contagiosa.

Contudo, não é porque você está longe que a data passará em branco, existem diversas maneiras de parabenizá-los e cuidar de longe. Se eles moram perto, é possível ir na casa deles para bater um papo respeitando o distanciamento social de dois metros, nessa conversa, ouça as histórias que eles têm para contar, conte também experiências que já viveu, pode ser um momento de encontro de gerações. Mas tudo isso de máscara, mesmo com a distância recomendada.

O abraço tão caloroso pode ser dado também, existe um jeitinho seguro de fazer isso: com uma roupa especial. Na internet é comum ver relatos de pessoas, principalmente profissionais de saúde, que usaram roupas e até cortinas de plástico para abraçar quem se ama. Só não se esqueça de higienizar tudo que irá entrar em contato com eles, para não correr riscos.

Outra dica bacana é cozinhar para eles. A comida de vó sempre é especial, por isso, vale retribuir todas as delícias. Prepare um almoço ou jantar e entregue na porta da casa, uma atitude simples que pode mudar o dia.

Se você não é muito de cozinhar, envie outros mimos, pode ser uma cesta de café da manhã, uma roupa, um porta retrato ou qualquer outro produto que eles gostem. Não esqueça de orientar que eles façam a higienização de tudo assim que receberem. Esses presentes podem ser enviados também se você mora longe, afinal, hoje em dia o serviço de delivery facilita bastante.

Dê um presente para ser utilizado depois da pandemia. Leve-os para lugares que eles não conhecem. Sua avó não conhece o mar? Organize uma viagem e apresente experiências que ela ainda não teve. Muitas agências de turismo estão com promoções para pacotes comprados agora que podem ser usufruídos no próximo ano.

Aproveite a tecnologia

A internet facilita bastante esse momento de distanciamento social, é possível matar um pouquinho da saudade com atitudes simples. Você pode fazer um vídeo homenagem, reúna depoimentos dos outros familiares, coloque fotos de momentos felizes e passe a mensagem de que em breve estarão todos juntos.

A ligação de vídeo é outra ideia para colocar o papo em dia e ainda ver o rosto um do outro. Mas não se limite a ligar apenas no Dia dos Avós, uma ligação diária durante alguns minutos já ameniza os desconfortos causados pelo isolamento. 

Não deixe a data passar em branco e lembre-se que mesmo com todas as dificuldades, é primordial se aproximar de quem se ama, nem que seja pela internet.

Engrenagem Virtual © 2020 | Todos os direitos reservados