É possível ser infectado ao receber pacote em casa?

É possível ser infectado ao receber pacote em casa?

Durante a pandemia e o isolamento social, o número de compras pela internet aumentou. Nesse contexto, uma pergunta importante: você tem feito a limpeza das encomendas que recebe pelo correio durante a pandemia? Não há indícios de pessoas que se contaminaram com a Covid-19 por meio de pacotes e por mais que algumas empresas deem a garantia de que as coisas passam por um processo de higienização antes de serem enviadas, não custa prevenir.

O vírus sobrevive durante períodos diferentes em superfícies, pesquisas revelam que no plástico, por exemplo, ele pode sobreviver até 3 dias e 24 horas no papelão. Veja mais exemplos na tabela:

SuperfícieTempo de sobrevivência
Aço inoxidável72 horas (3 dias)
Plástico 72 horas (3 dias)
Papelão24 horas (1 dia)
Cobre 4 horas
PoeirasDe 40 min a 2h30 min

Neste caso, se seu pacote chegou rápido, é mais importante realizar uma boa higienização. Muitas empresas já estão adotando formas diferentes de empacotar as encomendas, com embalagens extras. Outras mandam um sachê de álcool em gel para o cliente já limpar o produto e as mãos.

O cuidado já começa na hora de receber, para a sua segurança e do entregador, mantenha distância de no mínimo 1 metro e se for possível, opte pela entrega na porta, sem contato com o motoboy. Se for necessário assinar, saia com a sua própria caneta ou lave as mãos logos depois de manusear a caneta dele. Tente recebê-lo também de máscara.

O uso de luvas para receber a encomenda não é obrigatório, a higienização depois das mãos já basta. Contudo, quem optar pelo uso não está errado, desde que retire e limpe depois também. 

Quando entrar em casa com a encomenda, coloque em alguma superfície que você possa limpar depois. Abra as embalagens e já descarte, limpe o produto com álcool em gel, lave as mãos e assim poderá manuseá-lo com segurança. Não esqueça também de higienizar a superfície depois. Se o produto puder ser lavado, como roupas, melhor ainda. Lave com água e sabão. 

Você pode optar também pode deixar o pacote isolado, em uma garagem ou dispensa, durante alguns dias. Assim, o vírus morre e você pode abrir sem medo. 

De todo jeito, recebendo ou não encomendas, tome os cuidados necessários para a prevenção. Evite aglomerações, não coloque a mão na boca ou nariz, lave as mãos com frequência e na falta de água e sabão, utilize álcool em gel. Quanto mais as pessoas tomarem cuidado, mais rápido tudo isso irá passar. 

Engrenagem Virtual © 2019 | Todos os direitos reservados