Qual mudança de rotina você pretende manter com o fim da pandemia?

Qual mudança de rotina você pretende manter com o fim da pandemia?

O ano já está na metade e até agora a sociedade já mudou completamente por conta da pandemia da Covid-19. Mudou-se a forma de trabalhar, de se relacionar, de ter lazer e cada um está vivendo como pode no distanciamento social. Há quem diga que o mundo nunca mais será igual. Existe algum hábito que você pretende manter depois que a pandemia passar?

Uma das mudanças está diretamente relacionada aos cuidados com a higiene. O vírus confirmou a importância de lavar as mãos com frequência e manter os ambientes limpos. É provável que esse hábito continue e se torne mais comum ainda entre as pessoas, os lugares terão mais espaços para lavar as mãos ou simplesmente passar álcool em gel. A vantagem disso é que previne não somente o coronavírus, como outros tipos de vírus e bactérias nocivos à saúde. 

Além do cuidado com a higiene, existe também uma preocupação maior com a saúde, sobretudo com o sistema imunológico. Para isso, é necessária uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, prática de exercícios físicos e sono de qualidade, pelo menos. Se você tem trabalhado para melhorar a sua saúde neste período, não deixe de se preocupar quando tudo isso passar.

Você tem cozinhado ou feito mais refeições caseiras durante a pandemia? Esse pode ser um hábito mais saudável e que pode ser mantido depois deste período. Na comida caseira você controla a quantidade de sal e gordura, além de ter consciência de como é realizado o preparo. É um alimento com mais qualidade. Outro ponto é a economia, afinal, não existe cobrança de mão de obra ou ambiente de estabelecimento, sendo assim, os custos são apenas com o gás e com os ingredientes.

Algumas pessoas relatam, principalmente nas redes sociais, que começaram algum hobby novo durante o isolamento social, para entreter a mente e fugir do tédio. Essas atividades são as mais diversas, desde cursos online, pintura, fotografia, até exercícios físicos em casa. Tudo é válido para ocupar a mente e pode ser mantido por mais tempo, além da pandemia.

Consumo e trabalho

O vírus mudou também as formas de consumo onde o menos é mais. Diante da crise financeira, as pessoas têm economizado mais e revisado seus hábitos de consumo. E essa tendência não é somente pela falta de dinheiro, a pandemia reforçou que é possível viver apenas com o necessário. Sendo assim, é o momento de revisar as prioridades e pensar nos aspectos do consumo. Além do valor monetário, o impacto social e ambiental que o consumismo causa. 

A relação com o trabalho agora também é outra, o home office, que antes era adotado apenas por algumas empresas, cresceu consideravelmente neste período e pode permanecer. Algumas instituições já estudaram a possibilidade de estender essa maneira de trabalho para depois da pandemia, é o exemplo do Twitter, que deu aos funcionários a opção de escolher essa modalidade de trabalho permanentemente. 

São inúmeras as mudanças que as pessoas têm lidado todos os dias. Mesmo que seja um período difícil e que o desejo seja voltar tudo ao que era antes, alguns hábitos são vantajosos. São mudanças que demorariam anos para serem adotadas e que agora são necessárias. E você, pretende manter algum novo costume quando tudo isso passar? Se sim, quais? Conte pra gente nos comentários. 

Engrenagem Virtual © 2020 | Todos os direitos reservados