Fortaleça seu sistema imunológico!

Fortaleça seu sistema imunológico!

O sistema imunológico é essencial para defender o corpo de invasores externos. Ele consiste em um conjunto de células que atuam em diversos órgãos. Agora com o surto do novo coronavírus, muito tem se falado sobre imunidade, contudo, ela sempre foi importante para combater não somente a Covid-19, como outras doenças.

Agora, com o isolamento social, o cuidado com a saúde deve se manter. A rotina mudou, pode ser mais difícil fazer exercícios, controlar a ansiedade ou dormir bem, contudo, tudo isso é de grande importância para ultrapassar essa fase e ter saúde para o pós-pandemia.

A alimentação saudável é o primeiro passo para uma boa imunidade. Já foi comprovado que a ingestão correta de alimentos reduz o risco de doenças crônicas, como as cardiovasculares, diabetes e obesidade. 

Os alimentos também reduzem ou evitam as doenças psicológicas, como depressão e ansiedade, afinal, corpo e mente andam juntos. Nutricionistas recomendam carboidratos complexos, presentes em frutas, vegetais e cereais integrais. A ação desses alimentos no corpo é a liberação lenta de energia, que deixa o humor muito mais estável.

As vitaminas também são aliadas no fortalecimento do sistema imunológico, dê preferência para os alimentos ricos em vitaminas A, B, C, D e E, bem como minerais, ferro, zinco e selênio. Você encontra, por exemplo, vitaminas do complexo B em alimentos como vegetais verdes, como brócolis e espinafre, além de feijões, bananas, ovos, aves, peixes e beterrabas. Esse grupo é importante para liberar hormônios bons como serotonina e dopamina.

Nesse período de confinamento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, como cuidado físico e mental, que as pessoas evitem consumir tabaco, álcool e outras drogas. Esses elementos podem potencializar sintomas de ansiedade e depressão, além de prejudicarem a saúde física.

Ficar em casa limita a prática de exercícios físicos, seja pelo espaço ou pelas opções de atividades mesmo. Contudo, eles são primordiais na manutenção da imunidade, afinal, garantem um sono melhor, reduzem o estresse e a ansiedade e dão sensação de bem-estar. 

A OMS recomenda, no mínimo, 30 minutos de exercícios físicos em casa por dia. Podem ser divididos durante turnos, por exemplo, 10 minutos quando acorda, 10 minutos no horário de almoço e 10 minutos antes de dormir. 

Muitos profissionais da área de educação física têm se dedicado para produzir conteúdos que ajudem as pessoas, como vídeos e cursos online. Você pode acompanhar, no YouTube mesmo, diversas aulas, uma delas pode te agradar. Tem desde pilates, passando por danças, até treinos mais intensos.

Nesse período, algumas pessoas têm relatado ter sonhos mais vívidos e com mais frequência. Isso é causado pela mudança de rotina, o que, consequentemente, afeta a qualidade do sono. Noites mal dormidas influenciam no sistema imunológico, deixando-o enfraquecido. 

O ideal é criar uma rotina para que seu cérebro descanse bem. Evite assistir notícias ou mexer no celular antes de dormir. Dê preferência para um ambiente com pouca luz e confortável. Além disso, tente ir para a cama todos os dias no mesmo horário.

Além de todo o cuidado com o corpo, não deixe de dar uma atenção especial para a sua saúde mental. Se você faz acompanhamento psicológico, por exemplo, não deixe de fazer as sessões, muitos profissionais estão atendendo à distância, por chamada de vídeo, por exemplo. E se sentir desconfortos relacionados à saúde mental, não deixe de procurar ajuda. O psicológico também está diretamente ligado à imunidade. 

O seu corpo e a sua mente são prioridades nesse processo, mantê-los protegidos e salvos ajudarão você a superar o momento de maneira tranquila. 

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