É preciso mesmo lavar as compras antes de guardá-las?

É preciso mesmo lavar as compras antes de guardá-las?

O mundo inteiro vive uma crise: uma pandemia causada por um vírus altamente contagioso. Parece até chamada de filme, contudo, é a mais nova realidade do planeta Terra, com o surto do novo coronavírus, tudo mudou e um dos fatores foi a forma de comprar, armazenar e consumir alimentos. Você tem lavado tudo o que compra?

Por mais que não existam evidências de contaminação de coronavírus por meio da ingestão de alimentos, já foi comprovado que o vírus sobrevive horas e até mesmo dias em diversas superfícies. Neste caso, o melhor a se fazer é prevenir, por isso, limpar tudo que vem de fora de casa.

Como a doença causada pelo vírus ainda é nova, ainda são poucas as informações. Contudo, os cientistas já analisaram quanto tempo o coronavírus sobrevive em cada superfície. Veja só:

SuperfícieTempo de sobrevivência
Aço inoxidável72 horas (3 dias)
Plástico 72 horas (3 dias)
Papelão24 horas (1 dia)
Cobre 4 horas
PoeirasDe 40 min a 2h30 min

Em relação aos tecidos, como há uma variedade maior, existem diferentes estudos. Contudo, especialistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) indicam que o tempo de sobrevivência do vírus em panos pode ser algo entre 72 a 96 horas. Cientistas também descobriram que o vírus, ao ser congelado, tende a se manter preservado. 

Como limpar

Mesmo antes do surto da COVID-19, já era recomendado lavar frutas e verduras antes de armazená-las. Isso porque elas são manuseadas desde a colheita, até a sua casa, e podem conter diversos tipos de microorganismos. O recomendado é que assim que você chegue do supermercado, lave tudo com sabão líquido neutro, enxágue e seque. 

Existem também recomendações de limpeza antes do consumo com uma solução para sanitização, que geralmente é vendida em supermercados. Se não houver o produto, a receita é: um litro de água filtrada e uma colher de sopa de água sanitária sem cheiro ou cor. Basta deixar os alimentos de molho durante dez minutos. Isso antes de cortar os descascar.

Já o cuidado com os alimentos industrializados é semelhante, contudo, a limpeza deve ser realizada nas embalagens. Antes mesmo de entrar dentro de casa, lave tudo com água e sabão ou limpe com álcool em gel. Já guarde tudo limpo e seco dentro dos armários.

O cuidado também deve ser tomado com os alimentos que já chegam prontos, de restaurante. Só peça comida de estabelecimentos que você confia e que tem certeza que estão tomando todas as medidas de higiene recomendadas pela OMS. 

Tenha cuidado também ao solicitar alimentos crus, como salada e sushi. Apenas temperaturas acima de 52º eliminam o vírus. Por isso, dê preferência aos alimentos bem cozidos. 

No momento da entrega, evite contato com o entregador, os aplicativos de delivery já têm a opção de deixar a encomenda na porta. Assim você protege a sua saúde e a do motoboy. Por fim, descarte as embalagens externas e higienize o restante com álcool em gel, assim como se deve fazer com as compras do mercado.  

Engrenagem Virtual © 2019 | Todos os direitos reservados