Uma década antes da aposentadoria: quais passos dar?

Uma década antes da aposentadoria: quais passos dar?

Em geral, a regra é simples: quanto mais cedo você se prepara para a aposentadoria, melhores serão os resultados nesta fase da vida. Contudo, o planejamento se torna ainda mais decisivo nos 10 anos que antecedem a idade de parar. Pensando nisso, a revista Forbes preparou alguns passos a serem seguidos durante este período.

Para começar, tudo parte do presente, por isso, analise a sua situação atual. É imprescindível que você descubra quanto tem de dinheiro, desde investimentos fixos, saldo na conta corrente, imóveis, previdência e tudo mais. Depois disso, é hora de subtrair, calcule o valor total baseado em tudo o que você deve, cartão de crédito, financiamento de imóvel ou carro, empréstimos e por aí vai. Ao final, você saberá quanto conseguiu poupar para essa fase e quanto ainda precisa guardar nos próximos 10 anos.

Depois de investigar as reservas e dívidas do hoje, é hora de fazer perspectivas para o amanhã. Quanto você terá de despesa quando for aposentado? Muitas pessoas acreditam que vão gastar em torno de 70% a 80% das despesas atuais. Contudo, cada detalhe deve ser levado em consideração, o que você gostaria de fazer no momento mais tranquilo? Viajar, comprar o carro dos sonhos, mudar-se para o campo? Tudo isso tem custos que devem ser previstos.

Neste período de 10 anos o ideal é que você tenha um cuidado especial com as dívidas. Não é recomendável chegar na aposentadoria devendo, até porque isso pode atrapalhar o desdobramento das realizações que você planejou. Por isso, é hora de colocar a casa em ordem e quitar o máximo de dívidas que conseguir, desde as pequenas, de dia a dia, até os grandes financiamentos.

É sempre tempo de sonhar, e, sobretudo, realizar. Faça uma lista de tudo que gostaria de fazer, desde coisas simples, como andar de bicicleta, até às maiores como conhecer o Egito. Cada sonho tem o seu preço, descubra quanto e adicione no planejamento da aposentadoria.

Uma coisa que deve ser analisada como prioridade é a saúde. Entenda que o vigor que você tem agora, pode não ser o mesmo daqui a 10 anos. Para ter essas perspectiva, faça um levantamento geral de como anda a sua saúde e do que você necessitará no futuro. Converse com um médico, exponha seus planos e tenha um panorama. Depois disso, é só prever quanto de dinheiro será necessário para se cuidar. Não se esqueça de todas as áreas, até mesmo dental.

Lembre-se: um bom planejamento pode garantir que seus anos de aposentadoria sejam muito mais leves. Se dê a chance de viver com qualidade começando por agora. 

Engrenagem Virtual © 2019 | Todos os direitos reservados