Entenda quando pode começar a gastar mais dinheiro

Entenda quando pode começar a gastar mais dinheiro

Você já deve ter feito essa pergunta em algum momento da sua vida: quando vou poder gastar sem me preocupar em poupar? E talvez esse seja o sonho de muitas pessoas, afinal, a rotina financeira pode ser intensa: ganhar dinheiro, pagar contas, economizar, criar um fundo de emergência, investir e por aí vai.

É possível chegar neste momento de gastar sem precisar economizar, contudo, não dá para definir o dia exato que isso vai acontecer. A vida dá indícios de que a situação financeira está mais próspera e que é possível relaxar um pouco. Confira alguns sinais:

Riqueza suficiente

Esse sinal diz respeito exatamente à dinheiro acumulado. O ideal seria que você tivesse, guardado ou investido, 20 vezes o valor do seu salário anual. Em uma conta simples, se você ganha 10 mil por mês, teria que ter R$ 2.400.000,00.

Mas não basta ter todo esse dinheiro guardado, você precisa ter também uma relação saudável com o seu salário atual, gastar menos do que você ganha.

Idade suficiente

Uma idade interessante para usufruir mais do dinheiro é aos 45 anos. Se for considerar uma expectativa de vida de 85 anos, os 45 são mais da metade da vida. Você pode ter utilizado a primeira fazer para economizar e acumular riqueza.

É um período que geralmente ainda se tem um nível satisfatório de saúde para aproveitar as coisas boas que a vida tem para oferecer, como uma viagem mais longa.

Renda adicional

Por mais que você tenha um bom emprego, não é possível saber do futuro, ainda mais nas oscilações econômicas que o país enfrenta. Por isso, ter uma segunda fonte de renda pode fazer toda a diferença.

Seja um negócio pequeno, um hobby remunerado ou até uma variedade de investimentos, quando você ganha mais que o usual, pode se permitir economizar menos e se dar pequenos luxos no dia a dia.

Não tem dependentes

Os filhos já cresceram, já pagam suas próprias contas, esse é um bom sinal de que você não precisa mais poupar dinheiro para o futuro deles. Este fenômeno pode acontecer bem cedo, quando eles conseguem o primeiro emprego ou assim que finalizam os estudos.

O ato de sair de casa também traz tranquilidade, afinal, diminui consideravelmente as despesas no orçamento familiar. Filhos com uma vida financeira estável trazem um alívio, assim os pais podem canalizar energias para as próprias realizações. 

Se todos esses indícios vierem juntos mais um motivo para você usufruir mais de tudo o que foi poupado durante anos. Contudo, se você está vivendo apenas um dos indícios, tenha consciência na hora de gastar. Você pode realizar alguns sonhos, ter uma vida mais confortável, contudo, poupar ainda deve ser um dos seus objetivos, mesmo que seja menos. Lembre-se que gastar dinheiro é muito mais fácil que juntá-lo. 

Engrenagem Virtual © 2019 | Todos os direitos reservados