Saiba quais são os livros preferidos de Barack Obama

Saiba quais são os livros preferidos de Barack Obama

Barack Obama, o ex-presidente dos Estados Unidos nunca escondeu sua paixão pela literatura. No fim do ano publicou no Twitter seus livros preferidos de 2019. “À medida que encerramos 2019, queria compartilhar com vocês a minha lista anual de favoritos, que tornou este último ano um pouco melhor”, afirmou o antigo governante.

A lista abrange diversos gêneros, como romance, investigação e reportagem, totalizando 19 livros. Contudo, nenhum deles tem tradução para o português ainda. Confira alguns dos selecionados:

“Girl, Woman, Other”, de Bernardine Evaristo

Uma história emocionante de um grupo de mulheres negras britânicas que tentam resgatar elementos de suas histórias, muitas vezes dolorosas, mas sem deixar de lado a energia e o humor. 

A obra foi vencedora do Prêmio Booker 2019 o principal prêmio de literatura do Reino Unido. Bernardine Evaristo foi a primeira mulher negra a receber a premiação. 

“Normal People”, de Sally Rooney

Um livro da escritora irlandesa Sally Rooney revela uma história de amor bem perto da realidade, duas pessoas na tentativa de ficarem separados, contudo, falham. É uma ótima pedida para quem gosta de romance simples e cotidiano.

“The Orphan Master’s Son”, de Adam Johnson

Uma história de suspense que traz elementos de um mundo ainda desconhecido: a autoritária Coréia do Norte. A obra conta a história de um jovem órfão norte-coreano que vira um sequestrador profissional. O romance recebeu o prêmio Pulitzer de ficção em 2013.

“Say Nothing: A True Story of Murder and Memory in Northern Ireland”, de Patrick Radden Keefe

A Irlanda tem uma história de conflitos recente, é isso que esse livro-reportagem vai contar: detalhes do conflito entre 1960 e 1990 que dividiu a Irlanda do Norte.

O livro tem um espaço dedicado a “Caso Jean McConville”. Uma mãe de 10 filhos foi sequestrada e morta pelo Exército Republicano Irlandês (IRA, na sigla em inglês). Acusaram Jean de ser espiã do Reino Unido, contudo, seu corpo só foi descoberto em 2003. Até hoje os responsáveis pelo crime não foram responsabilizados.

“We Live in Water”, de Jess Walter

Tem amor, tem suspense, tem crítica social. O livro de autor americano Jess Walter é uma reunião de crônicas que se passam em diversas regiões dos Estados Unidos. Nenhuma história tem ligação com a outra, exceto a abordagem de lutas pessoais de pessoas normais.

A Different Way to Win: Dan Rooney’s Story from the Super Bowl to the Rooney Rule, de Jim Rooney

Obama também demonstrou interesse por biografia. Essa conta a história de Dan Rooney, ele foi responsável por transformar o Pittsburgh Steelers em uma das maiores franquias da NFL. Foi uma referência no mundo dos esportes.

Dan também inovou com a Dan Rooney Rule, regra que obriga equipes a darem uma chance para candidatos pertencentes às minorias para cargos técnicos e operacionais.

Você pode conferir a lista completa de Obama no Twitter (https://twitter.com/BarackObama/status/1211033245812441091) e escolher, dentre tantos enredos, alguns para começar a ler em 2020. Faça como o ex-líder e desenvolva o prazer pelas histórias escritas. 

Engrenagem Virtual © 2019 | Todos os direitos reservados